terça-feira, 8 de abril de 2014

Açaí: um superalimento nacional

açai: alimento a toda prova
Segundo a lenda, uma tribo muito grande da Amazônia estava vivendo dias difíceis justamente por conta do seu tamanho. Os alimentos eram insuficientes e cada vez mais se tornava difícil conseguir comida para tantas bocas. O cacique da tribo chamado Itaki, tomou então uma decisão difícil e cruel: a partir daquele dia, todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional.
O tempo passou e a filha do cacique Iaçá deu à luz uma linda menina, que também teve que ser sacrificada. Em total desespero e enclausurada por vários dias, Iaçá chorando muito, implorou a Tupã que mostrasse a seu pai outra maneira de ajudar o seu povo. Certa noite Iaçá viu sua filha ao pé de uma palmeira, logo ela se lançou em sua direção, mas esta desapareceu misteriosamente. Inconsolável, chorou abraçada à palmeira até morrer.
Seu corpo foi encontrado no dia seguinte com a cabeça voltada para o alto da palmeira, que estava carregada de frutinhas escuras. Itaki mandou recolher os frutos e com o seu suco alimentou seu povo e suspendeu a ordem de sacrificar crianças.
As frutinhas arredondadas de coloração escura (variando entre o roxo e o preto) ele batizou de açaí (Iaçá invertido) em homenagem a sua filha.
Espécie endêmica na região Amazônica, o açaizeiro, também conhecido como juçara, é uma palmeira que alcança até 20 metros de altura. Sua madeira é utilizada na região para construções rústicas e o palmito da juçara é muito utilizado e explorado pela indústria de conservas.
O açaí é considerado um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia. Estudos demonstram que o suco do açaí é fundamentalmente energético, possuindo uma elevada concentração de fibra alimentar. O açaí também é rico em ferro, cálcio, potássio e tem um alto teor calórico. Sem contar as vitaminas do complexo B e a vitamina C.
Motivo de investigação por diversos centros de pesquisa, o açaí mostra sua força também na defesa do cérebro (com barreiras protetoras para os neurônios), no controle do colesterol e até na redução de alguns tipos de câncer. Todas essas virtudes estão fazendo com que o açaí, típico do norte do país, esteja ganhando o mundo com o status de superalimento.
Pesquisas nos Estados Unidos observaram que o consumo regular do açaí reduz a exposição das células nervosas a processos degenerativos e inflamatórios. Uma das hipóteses para esta proeza é a presença de substâncias antioxidantes, em especial a antocianina, que combatem os radicais livres. Um 1 litro de sua polpa contém 33 vezes mais antioxidantes que o encontrado em 1 litro de vinho tinto. A antocianina também produz um efeito anti-inflamatório, ocasionando uma menor probabilidade de acontecer um comprometimento das funções cognitivas (memória e coordenação motora).
Na Universidade Federal do Pará, pesquisas com o açaí, mostram também que a antocianina, com sua ação antioxidante auxiliam a eliminar a formação de placas nos vasos sanguíneos (que pode levar a derrames e infartos).
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estudam os efeitos do CLA (ácido linoleico conjugado), que surge quando a polpa do açaí é adicionada ao leite antes da fermentação por bactérias (originando o iogurte). Existem indícios que essa gordura ajudaria a barrar o aparecimento de alguns tumores, como os de pele, mama e intestino. A ingestão do CLA também pode fortalecer o sistema imune.
O açaí é empregado no preparo de bebidas, geleias, sorvetes e doces. O açaí na tigela é a forma mais comum de consumo no Brasil, onde a polpa do açaí congelada é batida com xarope de guaraná, formando uma pasta semelhante ao sorvete. 

Frango grelhado ao molho de açaí

Ingredientes:

- 600g de filé(s) de peito de frango desossado em filés
- sal a gosto
- pimenta-do-reino preta a gosto
- 1 xícara (chá) de caldo de legumes
- 1 colher (chá) de amido de milho
- 1 xícara(s) (chá) de vinho branco
- 4 colher(es) (sopa) de açaí-  tomilho a gosto
- 4 colher(es) (sopa) de requeijão

Modo de preparo:

Tempere o frango com sal e pimenta. Aqueça um frigideira anti-aderente e grelhe os filés. Retire os filés e reserve. Misture o vinho e o caldo de legumes com o amido de milho e leve à frigideira. Adicione a polpa de açaí e espere começar a engrossar. Em seguida, adicione o requeijão light e desligue o fogo. Mexa e sirva com os filés de frango reservados.

Fontes:
- Revista Portal da Ciência – Edição Especial SBPC;
- Revista Saúde – nº 349;
- Coleção Frutas & Saúde – Editora Minuano;
- www.sohistoria.com.br;
- www.mundoeducacao.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário