quarta-feira, 9 de abril de 2014

Manga: fibras, sabor e saúde

Manga: superalimento, fibras e vitaminas
A manga está tão presente na mesa do brasileiro e as mangueiras estão tão associadas à nossa paisagem, que é difícil imaginar que esta fruta deliciosa não é nativa de nosso solo. Originária do sul da Ásia, a manga foi introduzida em nosso país pelos portugueses no século XVI, a partir Nordeste, com mudas procedentes da Índia, difundindo-a depois por todas as regiões do Brasil. Daqui a manga foi levada para o México e depois para os Estados Unidos. Os portugueses também levaram as mudas da mangueira para as costas leste e oeste da África. Na atualidade, a manga é cultivada em todos os países que fazem parte da faixa tropical e equatorial.
Hoje o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de manga (sétimo maior produtor mundial), produzindo 1,3 milhão de toneladas por ano. Segundo o SEBRAE, o Brasil exportou 693 mil toneladas de frutas frescas em 2012, sendo que 58% destas exportações foram compostas apenas por melão, banana e manga (a manga é a segunda fruta mais exportada do Brasil).

Os estados, segundo dados de 2011 do IBGE, com maior produção de manga são: em primeiro lugar a Bahia, seguido por São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. Bahia (Juazeiro) e Pernambuco (Petrolina) se destacam por conta de inúmeros recursos em termos de infraestrutura de irrigação e alto nível técnico de produção. O vale do São Francisco responde atualmente por cerca de 80% das exportações de manga no Brasil.
Estudos recentes comprovam que o seu consumo é altamente benéfico para o nosso organismo. A Universidade do Estado da Louisiana constatou em suas análises, a fartura de fibras solúveis e de antioxidantes presentes na sua composição, que ajudam no bom funcionamento das artérias. As fibras, além de aumentar a sensação de saciedade, também ajudam a baixar o colesterol e a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Já no Chile, as Universidades de Antofagasta e Andrés Belo, estudaram a manga e seus efeitos no combate aosradicais livres. As análises foram feitas nas variedades tommy e pica e chegaram a conclusão que, principalmente devido à presença da quercetina, as duas variedades contém doses significativas de substancias que evitam  degeneração das células.
Fibras e antioxidantes, aliás, também estão por trás do seu potencial anticâncer, em especial os tumores de mama e cólon, segundo alguns experimentos. A manga também é rica em potássio, um mineral que ajuda no funcionamento de quase todas as células e que é fundamental no controle da hipertensão.
Rica em vitaminas A e C, que juntas, ajudam no bom funcionamento do nosso sistema imunológico. A vitamina A também é reconhecida por garantir a saúde da visão e por manter a saúde da pele (prevenindo o surgimento de acne e ajudando na cicatrização de feridas). Já a vitamina C, aumenta a absorção de ferro e contribui para a formação do colágeno (proteína fundamental para a elasticidade da pele).
Quanto à questão do ganho de peso com o consumo de manga, segundo os especialistas, isto só vai ocorrer se houver excesso em seu consumo. E sabe aquela crença popular, de que a mistura de manga com leite, faz mal? Esqueça. Tudo balela! Esta história surgiu durante o período colonial. O leite era um alimento caro e exclusivo dos senhores de engenho enquanto a manga era abundante nas plantações, fazendo parte da dieta dos escravos. Para evitar o consumo do leite pelos escravos, os senhores espalharam a lenda que a mistura do leite com a manga, fazia mal.
  
Delícia de Manga

Ingredientes:
- 4 mangas Haden grandes, maduras
- 1,5 litros de água
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 4 colheres (sopa) de leite em pó

Modo de fazer:
Em uma panela com água, cozinhe 3 mangas, com casca, até ganharem um tom marrom-claro. Deixe esfriar.
Descasque as mangas, pique a polpa e bata-a no liquidificador. Sem parar de bater, acrescente o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó, até obter uma mistura homogênea. Passe pela peneira.
Forre o fundo de uma compoteira com fatias de manga crua. Ponha o creme e leve à geladeira de um dia para o outro.                                                            
           
Fontes:
- Revista Saúde é Vital – nº 374;
- http://saude.abril.com.br;
- Boletim SEBRAE 2014 - Bons frutos da copa do mundo da FIFA 2014;

- Coleção Frutas & Saúde – Editora Minuano;
- http://dorisdealmeida.wordpress.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário